EUA Autorizam Retomada do Tratamento do HIV/SIDA em 55 Países, Incluindo Moçambique
Os Estados Unidos da América aprovaram, nesta quinta-feira (6 de fevereiro), uma “Exceção Humanitária de Emergência” que permite a retomada imediata dos serviços de tratamento e prevenção do HIV, especialmente no combate à transmissão de mãe para filho.
A decisão conta com o apoio do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do HIV/SIDA (PEPFAR), a maior iniciativa global voltada para o enfrentamento da doença. Com a nova medida, as agências implementadoras do PEPFAR foram instruídas a acelerar a retomada desses serviços, garantindo que milhões de pessoas em 55 países, incluindo Moçambique, continuem a ter acesso ao tratamento financiado pelos EUA.
A medida ocorre após a suspensão de 90 dias no financiamento da assistência externa, anunciada pelo governo norte-americano logo após a posse do presidente Donald Trump. A interrupção afetou programas de apoio financeiro e serviços oferecidos pelo PEPFAR, USAID e outras agências, como parte de uma revisão da política externa dos EUA.
A aprovação da “Exceção Humanitária de Emergência” sinaliza uma mudança de postura da administração Trump diante da pressão global para que os EUA continuem apoiando a resposta ao HIV/SIDA. A isenção permite a continuidade da assistência humanitária essencial, abrangendo medicamentos, serviços médicos e apoio a órfãos e crianças vulneráveis afetadas pela doença.

0 Comentários